10 Maneiras diferentes de usar o limão

Na cozinha, como remédio ou até mesmo na faxina, conheça várias utilidades do limão em casa



limão é uma fruta ácida, amarga e que pode ser consumida de diversas formas, entre elas suco e chá. Serve também para temperar saladas ou dar mais sabor às receitas, bastam apenas algumas gotinhas. Apesar de ser bastante usado na cozinha, o limão pode ser muito útil na casa toda.
A fruta pode dar uma ajudinha em tarefas que você nem imagina e ainda substituir alguns produtos de limpeza, remover manchas, espantar insetos e assim por diante. Ficou curiosa? Então conheça agora 10 maneiras diferentes de usar o limão no dia-a-dia, faça o teste e comprove.

1 – Eliminar odores

Para remover os odores de alimentos fortes como peixe, alho, cebola ou até mesmo o cheiro desagradável da comida que ficou guardada por muito tempo dentro da geladeira ou microondas, a dica é cortar um limão, espremer o suco em um corpo e colocá-lo por um tempo no local onde vem do mau cheiro.
Alimentos como o repolho, por exemplo, também soltam cheiro forte na hora de cozinhar. Para evitar, adicione algumas fatias de limão na água. O suco do limão também serve como aromatizante natural de ambiente e ajuda a retirar aquele cheiro de gordura da cozinha, para isso basta ferver a casca do limão na água e deixar por alguns minutos.

2 – Espantar insetos

Alguns insetos como as aranhas, formigas e pulgas, são muito sensíveis a cheiros. Por isso, para espantá-los, basta adicionar uma quantidade de suco de limão em um litro de água e aplicar a mistura ao lavar o chão, limpar vidros, janelas, portas e rodapés.

3 – Limpar vidros

Assim como o vinagre, o limão também pode substituir os produtos de limpeza nas atividades domésticas, pois ele tira manchas difíceis de vidros e espelhos. Para isso, basta fazer uma mistura de ½ suco de limão em uma bacia com água, umedecer uma esponja e a aplicar no vidro ou espelho fazendo movimentos circulares. Finalize aplicando um pano seco no local.
Para evitar que o limão fique em contato com a sua mão, é aconselhável


fazer a limpeza se protegendo com luvas de borracha.

4 – Remover de machas

Além dos vidros e espelhos, o limão também é eficaz na remoção de manchas de suor, mofo, vinho e gordura em tecidos de roupas, tapetes, lençol entre outros. Para isso, basta colocar a peça manchada de molho em uma bacia com água, em seguida aplicar uma mistura de limão e sal em cima da mancha e esfregar bem.
A técnica também vale para blusas claras que ficaram amareladas na parte de baixo das mangas, na região das axilas. Após algumas lavagens com limão, a mancha desaparece. Vale lembrar que os tecidos delicados devem ser esfregados suavemente para evitar que estraguem. Finalize lavando a peça bem até eliminar toda a mistura do tecido e coloque para secar, depois de algumas horas a peça vai estar limpa e nova.

5 – Banheiro mais limpo

Para deixar as peças do banheiro mais limpas e retirar manchas difíceis ou até mesmo ferrugem do vaso sanitário, misture suco de limão na água, esfregue a mancha, deixe descansar por alguns minutos

e em seguida enxágue.

6 – Inox brilhante

Para manter as panelas e utensílios de aço inox mais limpos e brilhantes, corte o limão ao meio, mergulhe no sal e esfregue sobre as superfícies com manchas. Em seguida, retire a mistura com água corrente.

7 – Conservar os alimentos

Para evitar que as frutas como a banana, maça, pêra, abacate e alguns legumes fiquem com uma tonalidade marrom quando cortados ao meio, esprema um pouco de limão no pedaço do alimento que não irá consumir de imediato. Você também pode evitar que a alface fique murcha deixando as folhas mergulhadas em água gelada com suco de limão por uma hora.

8 – Aliviar má digestão e azia

Para aliviar o mal-estar e a sensação de desconforto no estômago logo após comer alimentos muito pesados ou gordurosos, prepare um copo com água, esprema um limão e beba.

9 – Aliviar a ressaca

Extrapolou no álcool na noite anterior e agora está se sentindo mal? O limão ajuda a reidratar e equilibrar o pH do corpo, aliviando a ressaca. E para isso, basta espremer um limão na água morna ou chá e beber, a mistura pode ser um pouco amarga, mas pelo menos irá aliviar aquela sensação de mal-estar.

10 – Dor de garganta

Quando estiver com gripe muito forte e com dor de garganta, faça gargarejo com a mistura de meio limão espremido na água morna com sal ou então prepare um chá quente com uma colher de mel, uma colher (sopa) de suco de limão e beba. O limão ajuda a desinchar a garganta e matar as bactérias.


3 Comentários

  1. das 10 eu só sabia 2, gostei muito do post, nunca pensei que limão fosse tão eficaz assim.

    www.adocic.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pam querida sempre tão bom voltar aqui no teu cantinho, adoro os teu vídeos mas os posts amo e amo...parabéns e obrigada pelas dicas maravilhosas afinal sou uma recém dona de casa ehehehehe

    ResponderExcluir
  3. Pam querida sempre tão bom voltar aqui no teu cantinho, adoro os teu vídeos mas os posts amo e amo...parabéns e obrigada pelas dicas maravilhosas afinal sou uma recém dona de casa ehehehehe

    ResponderExcluir