1. SOBROU MOLHO DE TOMATE?

Cansei de jogar fora aquele restinho de molho de tomate que é demais para a macorranoda, mas é pouco para uma nova receita… Quando a gente cozinha só para duas pessoas, muitas vezes a quantidade de produto é maior do que a gente precisa para o preparo.
Mas essa dica é ótima, tenho feito já há algum tempo e tem dado super certo! Para guardar o resto de molho, basta colocá-lo em um copo alto (eu uso um vidro com tampa) e acrescentar um camada grossa de azeite. Ele evita a fermentação do tomate e prolonga a validade do molho na geladeria. Depois é só cobrir com papel-filme!
Desperdício nunca mais!

2. COMO TIRAR O CHEIRO RUIM DO MICRO-ONDAS

Não é horrível abrir o micro-ondas e sentir aquele cheiro ruim? Urg!
A solução para resolver o problema é colocar duas ou três rodelas de limão dentro de uma jarra com água e ligar o micro-ondas por quatro minutos! Limão resolve muita coisa, você nem imagina!

3. FRUTAS MADURAS RAPIDINHO

Muitas vezes por falta de opção e correria, acabo comprando algumas frutas ainda verdes no supermercado. Mas a solução é colocar em um saquinho de pão uma ou duas maçãs junto com a fruta a ser amadurecida. Enquanto matura, a maçã libera gás etileno, que acelera o amadurecimento das outras frutas.

4. COMO VOLTAR O BRILHO DAS PANELAS

Essa dica só serve para panelas de aço inox e alumínio. Para recuperar o brilho do metal e limpar seus poros, aqueça a panela em fogo bem alto. Adicione uma quantidade de sal que cubra o fundo e gire por toda a superfície. Descarte e passe um pano limpo e seco.

5. COMO LIMPAR PANELA DE COBRE

Quem tem fogão à lenha, certamente tem uma dessas! Minha avó usava muito panela de cobre para fazer goiabada na cozinha que ela chamava de “cozinha caipira”… Que saudade!
As panelas de cobre voltaram à moda nos últimos anos, então é bom a gente saber qual a melhor forma de limpá-las. O que minha avó fazia e que eu reli nessas dicas, é cortar um limão ao meio e espalhar nele um punhado de sal. Depois é só esfregar que o cobre volta a brilhar como mágica!

Fonte: Guia de Organização Casa & Jardim, Editora Globo


Deixe um comentário